A dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Andréa Monteiro, ensina como prevenir problemas de pele durante o verão com três dicas fundamentais.
Estamos na primavera em todo o Brasil, mas a estação já trouxe dias bastante quentes que dão uma prévia do que será o verão este ano, que é a estação das férias escolares, do calor, da diversão, sol e piscina. No entanto, apesar de tudo isto, o verão é a estação em que a pele sofre mais com as alterações do clima, exposta ao sol, ao cloro da água, à areia e diversos fatores que podem deixa-la mais seca que o habitual.
Por isso, a Dra. Andréa Monteiro, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, separou quatro dicas simples para você cuidar da sua pele no verão e manter não apenas a boa aparência da sua pele, mas principalmente a saúde em dia.
Confira as dicas da Dra. Andréa Monteiro e aproveite o melhor da estação vindoura.
1- Faça a escolha certa do hidratante para o rosto e corpo
Usar um hidratante é fundamental nesta época do ano, devido ao ressecamento da pele e a perda de água e nutrientes devido ao suor e a exposição solar. Mas é preciso escolher o hidratante certo para o seu tipo de pele. Se a pele for seca, prefira para o corpo cremes à base de óleo de amêndoas, manteiga de karité, lactato de amônia e laurisulfato, ou extrato de semente de uva. Se sua pele for oleosa, dê preferência para hidratantes em gel. Contudo, sempre use um creme recomendado pelo seu dermatologista.
2- Cuide dos calcanhares, pés, cotovelos e joelhos
+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ 19 erros que você não pode cometer ao planejar a cozinha
+ 26 curiosidades sobre a Porsche
+ 26 curiosidades sobre a Porsche
+ Stenio Garcia completa 90 anos e quer voltar a trabalhar na TV
+ Jornalista abandona programa apos modelo admitir ter feito topless em clássico “só para causar”
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ Mexicana no Catar é agredida e recebe punição de 100 chibatadas e sete anos de prisão
Para evitar uma pele “craquelada” nessas regiões o ideal é a utilização de cremes a base de silicone, vitamina E ou lactato de amônia. Se esta região estiver muito ressecada, recupere-a em três passos: faça uma esfoliação caprichada nesses locais, aproveite a hora do banho para uma massagem e hidratação, finalizando com creme hidratante após o banho, específico para essas áreas.
3- Evite banhos em excesso ou banhos com água quente
A má notícia é que banhos quentes, embora alguns não os dispensem mesmo no verão, não são a melhor opção nessa época do ano, pois retiram a camada de gordura superficial da pele, que é a sua proteção natural. O mesmo pode acontecer também com o excesso de banhos devido ao calor. Quando tomamos mais de 3 banhos por dia no verão, removemos a proteção da pele, deixando-a com aspecto mais ressecado e exposta às agressões do sol, poeira, cloro e afins. Por isso, dê preferência para sabonetes neutros ou à base de glicerina.
4- Use protetor solar e beba água
Como perdemos muita água com a transpiração no verão, é preciso repor todo esse líquido perdido para manter a elasticidade e textura da pele, evitando rachaduras, ressecamento e até mesmo ferimentos.
Além disso, protetor solar é fundamental para manter a saúde e a beleza da sua pele. Eles atuam como uma barreira adicional de proteção da pele contra queimaduras e formação de melanomas, possibilitando uma maior exposição ao sol, de forma segura. Use sempre um filtro solar com fator de proteção recomendado pelo seu dermatologista.
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada